SIMBOLISMO DO ARCANO II - A SACERDOTISA
Plano mental - Observamos que as coroas da sacerdotisa penetram o Plano mental. Isto demonstra seu poder de observação profunda da natureza humana. O símbolo da deusa Hathor, muitas vezes representada por uma vaca aparece neste plano identificando-a como a Grande Mãe, síntese do princípio feminino.
Plano Mental / astral - As duas colunas do plano astral demonstram o conhecimento dos dois lados da natureza: o claro e o obscuro. Em outras palavras, jamais poderemos saber integralmente o que a Sacerdotisa pensa. O véu de Ísis cobre o seu rosto. O livro entreaberto em seu colo, parcialmente coberto pelo seu manto, representa o conhecimento dos mistérios dos dois mundos que ela pode revelar.
Tais mistérios, no entanto, estarão disponíveis apenas às inteligências mais penetrantes e dispostas a inquirir a si próprias a respeito de suas verdades.
A cruz na sua mão representa a chave de entrada para esse mundo de mistérios que será oferecida àqueles, devidamente preparados, que nele se aventurarem.
Sua postura, sentada e voltada para a esquerda, indica um estado de expectativa, meditação e receptividade que deve possuir todo aquele desejoso de estudar e mergulhar nos mistérios do inconsciente.
Plano Físico - As pilastras demonstram ambiguidade do Arcano, pois as sua manifestações nem sempre correspondem à verdade interior.
Influência Astrológica
A Lua é um astro que modifica sua aparência diariamente (as fases da Lua) exibindo diferentes rostos; às vezes ocultando-se totalmente, reaparecendo depois. Representa o elemento feminino, Yin, a energia da noite, o mistério, o ser que concebe as faculdades emocionais.
O signo de Câncer está ligado à família, ao patrimônio e à gestação. Traz sensibilidade, clarividência, intimidade, apego ao presente e ao passado sob a forma de emoções profundas. Simboliza também a fecundidade e o elemento água, como matriz de todos os seres vivos (o homem é gerado numa bolsa de água).
Essas influências conferem à Sacerdotisa a quietude externa, o silêncio, o amor maternal e protetor, mas simultaneamente a necessidade de domínio, que pode surgir de maneira clara às vezes, mas com freqüência é sutil e pouco aparente.
Numerologia
Simbolizado por uma reta, o número Dois é o reflexo do Um. A exteriorização, o movimento do Um faz aparecer a polaridade (Dois), fonte de toda multiplicidade, de toda diversidade. O Dois é a análise.
Princípio hermético
Denominada Gnose ou Porta do Santuário.
Representa a dualidade necessária à fecundação: o dia e a noite, o Yin e o Yang, o homem a mulher, bem como todas as polaridades existentes no mundo que conhecemos. A Sacerdotisa representa o princípio de Clichês Astrais que são formas de pensamento, cristalizadas no Plano invisível.