Simbolismo do Arcano X - A Roda da Fortuna
O Arcano representa o movimento eterno das Forças Cósmicas que nada nem ninguém pode deter. A roda e a ideia de ciclos estão intimamente ligadas. Este arcano mostra com clareza esta ligação, trazendo uma roda giratória na qual estão fixadas duas figuras. Além disso, em todos os Tarôs, há pelo menos mais uma figura que ocupa o cume da roda e, em alguns outros, aparece uma quarta figura na base da mesma. Notemos bem que a força motriz da roda é dada pelas criaturas laterais, a que está no topo apenas parece guardá-la, embora muitas vezes tenha um símbolo de poder, como espada ou cetro, mas sempre mantendo-se acima dos demais.
Esta última figura está aqui representada pela Esfinge, o Ser por trás do véu da personalidade, que permanece imóvel, acima de tudo, a despeito do movimento da roda. O Arcano representa também a Lei da evolução e da involução, ou seja os movimentos da matéria em direção à criação de formas mais sutis e perfeitas e o movimento contrário da energia indiferenciada descendo em busca de formas manifestas.
A esfinge no Plano espiritual representa os poderes dos quatro animais sagrados: Touro (calar), Leão (querer), Águia (ousar) e Homem (saber), associados aos quatro verbos sagrados. Ela representa os atributos que o homem deve dominar para conseguir livrar-se da roda das encarnações.
No plano Astral, a roda remete à roca, símbolo do tempo, da fiação do destino pelas fiandeiras ou Moiras, filhas de Zeus com a deusa Têmis. Cloto, a fiandeira; Laqueris, a mediadora ou distribuidora; Átropos, a cortadora ou a inevitável. É a Roda de Samsara ou das encarnações que só terão fim com a saída através da Esfinge.
A Lei X não nos fala de mudanças ou transformações interiores. No entanto ela tem muito a ver com a maneira como cada um vai escolher reagir em relação às mudanças externas que afetam as suas vidas. Falando da Roda da Fortuna, R.Guiley faz a seguinte observação pertinente: “ a Roda gira a despeito de nós. Se fluímos com ela, cresceremos; se resistirmos ao seu movimento vamos estagnar. Podemos escolher ser parte do processo, ou nos contentarmos em ver a vida passar. Grande satisfação, crescimento e plenitude advêm de viver uma vida em sintonia com os ciclos e ritmos.”
Influência Astrológica
A Lei recebe a influência de Plutão domiciliado em Escorpião.
Plutão, regente do signo de escorpião é o princípio das grandes transformações que trazem a morte e o renascimento. Sob sua tutela estão o sexo, as paixões, a morte e o renascimento para o novo. Nele está a materialização de todos os potenciais de transformação do homem e da natureza, através de movimentos difíceis, lentos, de grande intensidade e poder. Plutão também está ligado ao poder obtido através da manipulação e da força financeira. Portanto não traz estabilidade, mas promete sempre ascensão e queda. Escorpião é um signo de água, fixo, traz emoções profundas, intensas, desejos, conflitos interiores, necessidade de prazer e de domínio. Esta influência concede ao Arcano suas qualidades de instabilidade, poder, capacidade de se chegar ao conhecimento verdadeiro e ligação forte com a matéria.
Numerologia
O Dez representa o retorno à unidade depois de um ciclo completo de criação. A decomposição em 1+9 nos mostra que a unidade se manifesta através de 9 aspectos ou atributos, reflexões ou refrações. O Ser, portanto, não se manifesta diretamente, e sim através de seus nove atributos, como se a sua verdadeira natureza estivesse velada pela cortina desses atributos que aparecem como algo concreto.
Se, por outro lado, considerarmos a decomposição 9+1, veremos que esses nove atributos são sintetizados numa décima manifestação, assim como as características de uma planta estão contidas na sua semente.
Princípio hermético
Os principais títulos herméticos são: Moinho das transformações, Fortuna, Regnum Dei Ordo e Cabala.
Moinho das transformações é um título que se refere à humanidade, como um todo envolvido num processo continuo de transformações que mói e leva todos nós. Tudo nela permanece em movimento, exceto seu eixo. O título Fortuna nos é dada pela Natureza, enquanto encarnados. Regnum Dei Ordo é o terceiro princípio cuja tradução significa obediência aos desígnios do Reino Divino. O título Cabala refere-se a um sistema que possibilita o conhecimento de todos os planos da criação.
Quanto mais próximos estivermos do centro desta roda, menos individuais estaremos e menos sofreremos com a força gerada pelo seu movimento. Estar na ponta externa de seus raios é estar sempre sujeito às forças plenas da roda. Este raio pode ser tão grande que teremos uma ideia de linearidade, e assim reagiremos, caindo nas armadilhas do destino, tragados por forças que não compreendemos, pois não conseguimos entender a totalidade do que está nos cercando, por termos visão obtusa. Podemos viver a vida "exterior", mas sempre lembrando que devemos fazer uma conexão desta com a nossa vida.
O significado da Roda é muito rico e baseia-se no contraste entre o eixo estacionário e a circunferência externa rotativa. Grosso modo, o eixo seria o Ser e a periferia o Vir-a-Ser. Uma roda pode girar sobre o seu eixo e não ir a lugar nenhum, mas sabemos que para que haja progressão é necessário que o próprio eixo se mova em translação. Não há porque, então, temer a eterna repetição das vidas, a não ser que não saibamos utilizar a rotação em nosso próprio benefício