top of page

Simbolismo do Arnado XII - O Enforcado

    A representação deste Arcano é, talvez, a que encerra a maior complexidade. Suas lições e mensagens são fáceis de entender, mas difíceis de aplicar em nós mesmos quando chega a hora.

No Plano Espiritual, vemos uma cruz dentro de um círculo, representando a manifestação do princípio de quaternidade espiritual no universo criado. Esta figura tem um grande valor simbólico por exprimir a unidade original (centro), a saída para manifestação (quatro raios) e o retorno à unidade (circunferência exterior). É uma representação intermediária entre o círculo e o quadrado, entre o Céu e a Terra.

      No Plano Astral vemos a imagem de um homem pendurado pelos pés, de cabeça para baixo. As colunas coloridas representam o conhecimento, a diversidade do seu conteúdo - todas as cores estão presentes, representando a riqueza desse conhecimento e a variedade de suas possibilidades de utilização. O Arcano representa a potencialidade de exercer qualquer tarefa ou trabalho. A saia azul simboliza a simplicidade.

12.jpg

     Suas pernas desenham uma espécie de cruz sobre um triângulo, símbolo alquímico da realização da grande obra. A seminudez representa sua exposição voluntária aos desígnios do mundo no qual vive. Podemos associar as nove divisões das pilastras aos nove atributos divinos e também aos nove pontos do eneagrama. Podemos associar uma pilastra à energia ativa e a outra à energia passiva, uma ao lado aparente e a outra ao lado oculto, uma ao eneagrama aparente e a outra ao eneagrama oculto.

No Plano Físico, o hieróglifo “mes” significa “dar a luz”, simboliza o “fogo”, a centelha divina concedida ao homem.

 

Princípio Hermético

O título principal é Messiah (messias), depois Caritas (caridade) e finalmente Zodiacus (Zodíaco). Messias é o enviado, aquele que se sacrifica pelos seus semelhantes. Tem seus pés voltados para cima e a cabeça virada para terra, simbolizando que seus melhores talentos e recursos são oferecidos a Terra (simbolizado pelas moedas que caem) e nela concentra sua atenção. Ele tem um ponto de suspensão e não de apoio. É um enviado do Plano Superior para os Planos inferiores sob a forma de um sacrifício voluntário do Superior a fim de servir o inferior. Representa a sujeição do homem aos seus potenciais de destino, inscrito nas 12 casas celestes do zodíaco. O homem aceita voluntariamente o sacrifício da vida na matéria, onde terá que se defrontar com todas as limitações e obrigações.

 

Princípio Astrológico

Touro, morada da Lua - Persistência, tenacidade, capacidade de nutrir, alimentar, dar de si em prol daqueles que serve. Fidelidade, apego, seriedade, teimosia, falta de visão, às vezes extrema rigidez e inflexibilidade.

Numerologia

O número 12 representa sempre uma realização, a conclusão de um ciclo ao qual se segue uma nova fase, no caso do Tarô, um renascimento. Doze é o número de divisões espaço-temporais. É a combinação do mundo do espaço (quatro) com o tempo sagrado (três), resultando no mundo acabado. É considerado um número de eleição – as doze tribos, os doze discípulos, as doze portas da Jerusalém celeste, os doze cavaleiros da Távola, os doze signos do Zodíaco, Os doze raios da natureza divina.

bottom of page