top of page

Simbolismo do Arcano XIX -  O Sol

 

    O Sol é o símbolo da totalidade psíquica e da comunhão entre o consciente e o inconsciente. A capacidade do homem de realizar suas empresas com êxito, através de sua inteligência e esforço próprio. O casal é iluminado pelos raios do sol que terminam em forma de mãos, talvez para simbolizar o trabalho a ser realizado utilizando a energia dele recebida. A posição do casal, olhando-se diretamente, face a face, sugere cumplicidade na perseguição dos objetivos. A cor violeta no plano espiritual adverte de que os objetivos que animam a energia derramada devem ser elevados. As flores no plano material indicam que tudo que for plantado num clima de cooperação harmonioso, em busca de ideais elevados, florescerá.

Princípio Hermético

  A coroação da obra, do trabalho de cada um, desemboca necessariamente no meio ambiente a que se pertence.  Sem que a obra possa ser compartilhada, toda a energia gasta na sua construção terá sido em vão. A Lei XIX nos fala da vontade de compartilhar e o Sol é, sem dúvida, talvez, o maior exemplo de como isso pode ser feito: ele derrama a sua luz e o seu calor sobre todas as criaturas, indistintamente, sem discriminação ou avaliação do seu merecimento. Graças a ele, toda vida é possível.

19.jpg

     Como na maioria dos Arcanos, vemos aqui representada a dualidade, as polaridades opostas simbolizadas, neste caso, pelos dois sexos, a figura masculina e a feminina. No entanto, pode-se observar que as duas polaridades estão aqui de mãos dadas, em perfeita harmonia, trabalhando em conjunto para o objetivo maior. O Sol é o retorno à unidade a partir da multiplicidade, não que ela tenha desaparecido, mas é usada de forma harmoniosa e cooperativa como princípio de sobrevivência.

         Ao contrário do que proclamava Charles Darwin, o princípio básico da evolução não pode se basear apenas na luta pela sobrevivência. Lutar, muitas vezes é necessário, mas, igualmente, tão importante e em igual proporção, a cooperação é fundamental. Não depende a saúde do organismo humano da cooperação entre os diversos integrantes do seu corpo – células, músculos, glândulas e órgãos – para poderem enfrentar as doenças? Não cooperam entre si as abelhas e as plantas em flor? E ainda o ar, a luz e as plantas no processo de fotossíntese? A própria combalida civilização dos nossos dias, teria ela chegado aonde chegou, se houvesse apenas luta e conflito e nem um pouco de cooperação?

       Dentro de nós mesmos, essa cooperação é indispensável e só ela pode levar aos resultados desejados. As nossas duas naturezas precisam estar harmoniosas, nossas polaridades reconhecidas e entendidas, o que só pode advir do reconhecimento da sua existência, pois como seria possível buscar força em algo que não conseguimos aceitar? A força que impulsiona uma flecha ao seu alvo depende da tensão entre os dois extremos do arco – suas polaridades –e ele  precisa estar bem equilibrado, para que o alvo seja atingido. Não é possível manejar o arco sem a adequada tensão entre os seus extremos.

     A grande maioria dos seres humanos não está preparada ou não tem a coragem de se expor ao recebimento da Luz do Sol, chegando a Tipheret, na Árvore da Vida. Preferem manter-se em Yesod – a Lua – contentando-se apenas com a luz refletida, incapazes que são de se abrirem para aquilo que realmente são, deixando a Luz do Sol entrar em suas vidas.

         Admitir e aceitar as nossas polaridades e contradições, entende-las e tirar partido delas para caminhar, é o primeiro passo para aprendermos a gostar de nós mesmos e, assim, começarmos a amar os demais de forma mais livre e incondicional, pois eles não mais serão os espelhos daquilo que queríamos esconder no escuro da nossa sombra.

 

Influência Astrológica

     Sagitário, morada de Plutão. O signo de Sagitário rege o poder legislativo, as leis, a moral, os dogmas, as religiões, os religiosos, as universidades, os cursos superiores, a globalização, a expansão dos horizontes, das fronteiras, e a busca da verdade e de um sentido mais elevado para a vida.  Plutão traz as grandes transformações e, neste caso, em tudo aquilo que afeta o coletivo. Aquilo que já está esgotado, desgastado e podre começa a vir a tona, ensejando mudanças em todas as áreas afetadas pelas energias em jogo.

      A associação de Sagitário com a flecha é automática e instintiva. A busca do objetivo correto e a força e o equilíbrio necessários para o seu alcance.

bottom of page