top of page

Simbolismo do Arcano XV - O Diabo

 

A figura apresenta a imagem do deus Knhum, o deus criador, o deus oleiro. Uma figura andrógina como o homem original, antes da queda e da separação dos sexos. Na sua mão esquerda o cajado símbolo do poder da criação; na mão direita a serpente simbolizando o domínio da energia sexual, requisito indispensável para a retomada da androginia primordial.

A cabeça e seus ornamentos invadem o plano espiritual, indicando que o seu poder vem das esferas superiores e que essa energia nada contém de intrinsecamente bom ou mau; tudo dependerá da maneira pela qual ela será usada.

No plano material está o hieróglifo “ta”, que significa dar, representando o papel desta energia como doadora de toda a vida.

Princípio Hermético

A energia do Arcano XV é uma força materializadora, hermeticamente denominada “coaguladora”, fazendo parte, portanto, da corrente involutiva da criação. A perda da androginia humana com a separação dos sexos (“Eva teria nascido de uma costela de Adão”) criou um estado de separação física no ser.

15.jpg

     A busca pela retomada do estado original aparentemente leva o ser humano à permanente procura da sua outra metade, o seu complemento, aquele que proporcione uma união real e duradoura e que possa restabelecer a unidade. Ele, no entanto, não consegue porque o corpo é um obstáculo – a resistência da matéria não permite que dois seres que se amam se tornem UM na realidade da matéria.

Esta unidade só pode ser conseguida em espírito, trazendo a liberdade tão almejada. É um trabalho lento e progressivo que só pode ir adiante através da conquista do controle dessa energia criadora e o domínio dos instintos básicos a que está sujeito. Nos animais menos evoluídos os instintos não sofrem as influências do intelecto e eles vivem segundo as leis da natureza.

     O intelecto é o grande transgressor das leis naturais. É ele que leva o homem a desenvolver um processo de adaptação que permite que ele sobreviva desrespeitando as leis naturais ou, ainda, submeta a sua vida sexual ao controle do intelecto e da vontade. Apesar da vantagem que tal capacidade oferece em relação aos outros animais, ele passa a correr o grande risco de, com a ajuda do intelecto, afastar-se dos caminhos da natureza e destruir os seus instintos saudáveis. Suas necessidades essencialmente naturais podem ser pervertidas para outros fins e causar danos físicos e desordens mentais.

    Aparecem então os “demônios”, “o diabo”. Sem o intelecto humano eles não existiriam, permaneceriam como leis inconscientes da natureza. Neste caso o “Diabo” se transforma em Pã, Deus da Natureza, que tem as mesmas características físicas que poderiam ser atribuídas a um ser demoníaco.

     A energia do Arcano XV tanto pode trazer a libertação, como a criação dos demônios que irão escravizar o ser humano. Essa força de materialização é presença obrigatória em todos os processos mágicos, qualquer que seja a sua natureza. A imaginação e a vontade (feminino e masculino) criam os “demônios” que mais tarde vão assolar os seus criadores, dominando-os completamente. Um dos aforismos do hermetismo – calar – um dos verbos sagrados – é o grande mandamento mágico de não gerar demônios pelos excessos da vontade e da imaginação arbitrárias ou descontroladas.

Os títulos do Arcano são – Turbilhão astral e, também, Lógica.

     O primeiro refere-se à força involutiva e espiral que circunda a Terra, no plano Astral, visando à materialização das disposições do Alto, ou inversamente, a subida das forças literalmente densas, a níveis mais elevados de sutileza. Turbilhão é o movimento espiralado de grande magnitude no Astral e que busca sua materialização através de algum ponto de apoio físico como a paixão, por exemplo, que arrebata um ser humano, e que concede o nome ao arcano nesta dimensão.

     Lógica refere-se à capacidade de gerir numa sequência própria, o processo de materialização dessas forças invisíveis. Daí a conotação de Inteligência aqui contida, ou seja, todos os argumentos/meios poderão ser usados para atingir os objetivos ou os fins propostos.

 

Numerologia

O Arcano traz em si a energia do Arcano VI (1+5=6) e, portanto, apresenta uma escolha a ser feita, um confronto entre energias opostas que precisam ser mediadas para que algo de produtivo possa ser conseguido.  Já foi salientado que a energia do Arcano, em si, é menos importante do que a intenção com a qual é utilizada. Os dois agentes através dos quais essa energia vai ser utilizada são a vontade e a intuição, que virão através do domínio de Leis anteriores que irão permitir o adequado controle da energia materializadora.

 

Influência Astrológica

O Arcano recebe a influência de Leão exaltado em Netuno. Esta influência traz para os portadores da Lei todas as qualidades de inspiração mística e idealismo, mas também as características de divagação, vícios, mentiras e busca dos prazeres do corpo. As atividades que se apoiem em expressão corporal são características dessa energia.

Alguns estudiosos associam, não sem razão, este Arcano a Saturno e ao signo de Sagitário.

bottom of page