top of page

Simbolismo do Arcano XVII - A Estrela

 

     Uma bela jovem nua derrama água de dois vasos em uma plataforma e se ajoelha sobre a mesma. Sua cabeça está adornada por flores de lótus em plena floração e uma pena. A estrela de oito pontas que brilha sobre ela é a estrela de Vênus, deusa da justiça e do amor através da qual se chega ao Ser Verdadeiro, representado pela pena de Ma’at e pelo lótus desabrochado símbolo da eternidade e do desenvolvimento das faculdades superiores do Ser.

     A Estrela é o arcano da esperança e inspiração.

    Abaixo da figura, aparecem dois triângulos, um com a ponta para cima, que representa o fogo, e outro com a ponta para baixo, que representa a água.

     A estrela de oito pontas simboliza a luz no firmamento, mas de natureza nem solar nem lunar, é uma luz emanada pela luz primordial. Sob essa estrela nascem todos os homens, independentemente de sua encarnação ou data de nascimento – é a estrela interior que deve ser buscada.

17.jpg

   Os vasos vertem seus fluidos para a água e para o solo, simbolizando que a jovem promove a purificação do ambiente externo e da natureza que a rodeia. Neste sentido, a esperança simboliza a expectativa e o trabalho paciente e perseverante de modificação do mundo em que vivemos, através de nossos dons internos: a intuição, a fé num amanhã melhor, o trabalho individual e pequenino onde oferecemos ao mundo o que podemos dar de melhor, por mais insignificante que possa parecer. A jovem simboliza também despojamento, fragilidade, sensibilidade, beleza, delicadeza e os sonhos. Esta jovem é destinada a espalhar a luz (sabedoria) de que ela é fisicamente cheia. 

     Os dois triângulos opostos pela base representam a dualidade existente no plano material, o conflito entre as forças opostas que precisa ser equilibrado pelo arcano. Retrata também o segundo axioma hermético sobre a semelhança entre o superior e o inferior e a necessidade de que ambos sejam vividos no processo conquista da alma.

 

Princípio Hermético

    Depois do colapso da personalidade no Arcano XVI o Ser joga fora a sua última máscara e nada tem para se apoiar senão o que é na Realidade, Ele Mesmo. Nu, sem nada para cobri-lo, mostra alma como foi criada. Não guarda nada, pois sabe que nada lhe pertence, tudo se destina apenas ao seu uso, embora já possa governar e controlar as duas correntes da vida. Despido das opiniões dogmáticas, preconceitos e idéias preconcebidas, que nada mais são do que vestimentas tecidas pela artificialidade da civilização.  Ele não precisa mais reter nada para si mesmo, ao contrário, ele oferece aos seus semelhantes a sua experiência e as verdades encontradas para que eles possam prosseguir com mais facilidade em direção aos seus objetivos.

   Onde necessário, ele oferece a força masculino-positiva: encoraja os que fracassam e ajuda a continuarem na luta da vida até obterem a vitória. Em outros casos oferece também a força feminino-negativa: conforto e carinho, compreensão e amor. As duas ânforas nunca se esgotam, quanto mais coragem e força, quanto mais compreensão e amor ele dá, mais fortes se tornam as fontes de suas “jarras” – que fluem do coração.

     O entendimento do Arcano anterior nos ensinou que o caminho da construção da Torre é enganoso e perigoso. É preciso optar pelo caminho da árvore, ou seja, o caminho do crescimento.

     Uma torre é construída, uma árvore cresce. O crescimento é contínuo, a construção procede aos saltos, isto porque os tijolos e as pedras talhadas são colocados uns sobre os outros, enquanto os “tijolos” microscópicos – as células – se multiplicam por divisão e crescem em volume. É a seiva que sobe das raízes pelo tronco e pelos ramos que torna possível o crescimento. A torre é “seca” ao passo que a árvore é cheia de seiva em movimento. A Torre é Fogo, a árvore é água.

     O Arcano 17 é associado ao que poderia ser chamado de “crescimento”, algo que flui de maneira contínua como a água, sem choques ou saltos, ao contrário do que é inspirado pelo fogo. Esses dois tipos de manifestações ocorrem em toda parte, inclusive na intelectualidade humana. Tales e Anaxágoras foram, na antiguidade, grandes defensores do caminho da água e do fogo respectivamente. Foi o caminho da água e da continuidade que levou Leibniz à descoberta das bases do cálculo diferencial na matemática.

    Este Arcano, no entanto, não se resume à água que flui entre dois vasos ele é também, e principalmente, a Estrela, que dá a ele o nome pelo qual é mais conhecido. A estrela de oito pontas remete de volta ao Arcano VIII e coloca ênfase na necessidade de equilíbrio entre espírito e matéria, masculino e feminino, interior e exterior. O equilíbrio entre as forças da razão e da emoção que são alimentadas pelos fluidos que vertem das duas taças sobre a terra e sobre a água.

      Os títulos do Arcano - Spes, Intuitio, Divinatio Naturalis e Stella Magnorum – nos apresentam bem a sua ligação com as faculdades intuitivas, divinatórias e especialmente com a Esperança. A Esperança não é algo subjetivo derivado do temperamento otimista. Ela é uma força de luz que se irradia objetivamente movendo e dirigindo a evolução espiritual no mundo. Ela está para o crescimento espiritual assim como o instinto de reprodução para a evolução biológica. A esperança é um sentimento eminentemente humano, de quem não tem a visão do todo e de quem tem a memória bloqueada. Não é um sentimento dos Deuses – eles não têm esperança, porque não precisam dela.

      A esperança é a mola que impulsiona a busca do ser humano pelas suas origens e pelo seu destino e governa as ações através das quais ele percorre o seu caminho. Após o colapso da Torre, a Estrela aparece como um indicador de direção, de rumo, assim como os navegantes buscam as estrelas para se orientarem.

 

Influência Astrológica

     Libra  morada de Saturno – Libra é o signo do relacionamento equilibrado e sensível. Por ser elemento ar e cardeal, inclina ao tato e à diplomacia. O gosto estético, o refinamento, a inclinação para as artes faz parte deste signo.

    Saturno é o princípio do dever, da restrição, gerador dos obstáculos que, vencidos, tornar-se-ão a alavanca do nosso crescimento. Saturno exibe em libra suas qualidades moderadoras, de equilíbrio, justiça e diplomacia.

    A influência sobre este arcano é de que, apesar das limitações e dificuldades, brilha sempre a esperança para aqueles que sabem usar sua intuição como estrela guia no emaranhado da vida. Tal influência inclina ao trabalho constante e perseverante utilizando a intuição como ferramenta de crescimento.

bottom of page