top of page

Simbolismo do Arcano XX - A Ressurreição

 

     O Arcano representa um estágio de libertação – O Falcão com cabeça humana é o Bá, a consciência liberta para alçar novos vôos, uma passagem para outro plano. Um renascimento da múmia representada mais abaixo, indicando que a morte é uma simples mudança de estado.

       No plano físico, Uma pira, uma pequena lareira, com um recipiente onde os egípcios derretiam os bálsamos na preparação da múmia. A vida material simbolizada como um período de preparação para novas conquistas. É o símbolo da preparação de um novo ser. A coluna representa também realização material passada, seus acúmulos e heranças que aqui permanecem.

        Numa das garras do pássaro, o cajado “uas” é um símbolo do poder adquirido enquanto na outra garra carrega o machado recebido no arcano anterior com o qual rompeu a última casca que o impedia de voar em direção à Luz. O nível de consciência alcançado está representado pela protuberância no alto da cabeça humana do pássaro – uma glândula pineal grandemente ativa e desenvolvida.

20.jpg

Princípio Hermético

     Este Arcano é, eruditamente, denominado Resurrectio Mortuum, comumente chamado de “O Julgamento” ou “A Ressurreição dos Mortos”.  Ele representa a atração que o Divino exerce sobre a natureza humana. Attractio Divina é um dos nomes herméticos deste Arcano. É um permanente chamamento que inquieta o Ser, embora ele não consiga ainda se libertar. O pássaro encerrado numa gaiola debate-se contra as grades, até se convencer de que o seu esforço para escapar é inútil.

     O mesmo acontece com o ser humano. Por muitas encarnações ele procura o melhor e o mais agradável modo de desempenhar o seu papel na vida. Novos corpos e novas células provam serem também prisões tais quais as anteriores. Muda-se de lugar e tentam-se novas experiências no plano físico, mas, mesmo assim, a libertação não é conseguida. Até o momento em que nos convencemos que é necessário mudar a nós mesmos. Sutilizar a nossa natureza é a única maneira de escapar das grades da gaiola – uma transformação interior.

      Em algumas lâminas deste Arcano encontramos um anjo trombeteando, como que para chamar a atenção daqueles que, distraídos, não conseguem ouvir o chamado com clareza, surdos que estão pelo tumulto do mundo. Só aqui, o chamado pode ser ouvido com maior clareza, pois nas fases anteriores apenas relances de percepção podiam ser percebidos.

 

Influência Astrológica

     Capricórnio morada de Marte - Capricórnio é o signo de realização através do trabalho árduo, constante e empreendedor. Está sob a égide de Saturno que traz o método, organização e a capacidade de planejamento. Capricórnio é um signo de terra e sua posição no Zodíaco nos mostra o potencial de atingirmos nossas metas, ocupando a posição que julgamos merecer no mundo e na sociedade. A influência astrológica pode imprimir ao arcano uma energia que valoriza o trabalho e as prioridades profissionais em detrimento dos aspectos pessoais e até mesmo familiares.

       Marte é o planeta da ação, da coragem e da ousadia. Em Capricórnio, temos a junção da força e da coragem, necessárias a qualquer tipo de realização. Esta é a maior influência sobre este arcano.           Imprime ainda muita disciplina e uma considerável dose de responsabilidade. Leva a valorizar as pessoas pelo que são e não somente por seus bens ou por aquilo que tiverem conseguido profissionalmente. Impulsividade não é uma das suas características; ao contrário, formalidade e tradicionalismo estarão sempre muito mais presentes.

 

Influência Cromológica

       O plano espiritual representado na cor laranja aponta a existência, ainda, de um forte vínculo da alma recentemente libertada com as coisas da matéria, o que pode significar uma necessidade de vencer os seus apegos materiais. A variedade de cores da alma que alça vôo indica a riqueza que, uma vez liberta, ela pode carregar, em contraste com a coloração acinzentada da matéria inútil que jaz na múmia.

bottom of page