top of page

Simbolismo do Arcano XXI - O Mundo

 

     A lâmina do Arcano também é chamada de O Mundo, ou O Universo. Uma mulher com características de iniciada, trajando vestes sóbrias, toca harpa no alto do que poderia ser uma colina, enquanto pairam à sua volta quatro figuras associadas aos quatro elementos e aos animais sagrados que compõem a esfinge. A harpa é considerada um instrumento de ligação entre o Céu e a Terra. Na sua base está inscrito um hieróglifo cujo significado é “unir”.

   A separação em forma de abóbada entre os plano espiritual e o mental, sugere o trajeto da Barca de Rá, encoberta pelo sol da  meia noite, envolto pela Serpente Apopis, eterna opositora durante os trajetos diários da Barca.

     No plano físico, aparece a representação do que poderiam ser quatro flores de lótus alinhadas em torno de um eixo, numa alusão, ainda, ao domínio dos quatro elementos e ao alinhamento do chakra básico – Muldhaara – cuja representação é uma lótus de 4 pétalas.

21.jpg

Princípio Hermético

      O Arcano XXI é o da união com Universo. A mera visão da imagem da jovem tocando a harpa ressalta esse entendimento. Ela traz na testa o símbolo da iniciação e, mais que isso, tem na cabeça a pena de Ma’at, Deusa da justiça e, portanto do equilíbrio. A representação da jovem no topo de uma colina remete a uma associação com a Montanha Sagrada cuja escalada traz o ser para mais perto dos Deuses. Uma jovem iniciada no topo da Montanha Sagrada, com o conteúdo de equilíbrio e justiça de Ma’at – sem dúvida, uma situação privilegiada de quem chegou a um final de jornada.

      A união e integração com o Universo estão representadas pela harpa, instrumento de ligação entre o Céu e a Terra. A beleza e a harmonia do som do instrumento dependem de uma tensão adequada aplicada nas suas cordas, decorrente do equilíbrio da personalidade e do domínio de si. Através dessa musicalidade, consegue-se entrar em harmonia com o ritmo do Universo, o que traz a sensação de leveza e liberdade típica dos que deixaram para trás os seus apegos.

     Note-se, no entanto, que a jovem, apesar de toda essa sensação de harmonia e liberdade que a invade, mantém-se no chão, tocando sua harpa de joelhos, em posição de respeito e devoção. O que ela deixa voar é a sua obra, agora terminada, representada pelos elementos que a compõem e que ela aprendeu a manipular e controlar enquanto percorria o seu caminho. Ela é um ser deste mundo e é aqui que ela deve manifestar os seus dons – recuperados e adquiridos. A maneira pela qual ela agora percebe os elementos é diferente. Eles são muito mais do que o mundo material pode aparentar e permeiam o Universo de uma forma misteriosa e bela que somente aqueles capazes de perceber o seu mecanismo de funcionamento  podem entender através da quintessência que permite a sua interação.

     Ela não tem mais medo do conhecimento nem de mergulhar no abismo que a separa dele, a sephira Daath, que pode muito bem ser representada pela serpente do conhecimento envolvendo o sol da meia noite, traduzindo as profundezas do inconsciente, o seu caminho para alcançar o plano espiritual mais elevado.

     Muitas lâminas de Tarô expressam este estado de liberdade e leveza através da dança realizada por uma mulher despida, talvez a mesma do Arcano XVII. A dança carrega em si o ritmo do Universo com o qual ela entra em ressonância para atingir o estado de realização.

     O Arcano XXI situa-se na Árvore da Vida no Caminho 32, aquele que une Malkuth a Yesod, a ponte entre a forma e o inconsciente.

 

Influência Astrológica

    Aquário é um signo que favorece atividades grupais, desenvolvimento mental intuitivo, ciência e humanitarismo, enquanto plutão é um Planeta gerador de mudanças e revoluções duradouras ou definitivas. Estes atributos fazem com que o Arcano e, conseqüentemente a Lei, coloque as pessoas em níveis dos quais não há mais retorno. As mudanças feitas ao longo do caminho e que culminaram com a chegada na situação atual são definitivas, são conquistas inalienáveis que a Alma incorpora ao seu conteúdo. É através da elevação dos níveis individuais de consciência que o novo mundo será construído através do equilíbrio e da integração com o Universo.

bottom of page