top of page

Lei VIII na 3ª dimensão – Lei do Método

  

     Não se trata aqui de falar da justiça dos homens, até porque a justiça a qual nos referimos não está com seus olhos vendados, mas atenta para preservar a ordem social. O Universo é sempre justo em relação a ele mesmo. Não vacila. Atua de tal modo que tudo que provém dele a ele retorna. Nada se perde, tudo se regenera, se renova e se transforma. É este o sentido do número  deste arcano, o do equilíbrio cósmico, da ressurreição e da transfiguração. A Justiça nos permite tomar consciência de que, sem limites definidos - o que é justo - nada pode sobreviver ou subsistir no mundo. O que   significa aquia balança de Ma’at? Ela pesa os resultados, os prós e os contras; as vantagens e desvantagens; mede, calibra e julga. Para que serve a espada levantada? Para conciliar, executar uma sentença, uma vez determinada. Podemos sempre voltar sobre o que foi pesado e julgado. Entretanto, uma vez que a espada tenha conciliado a questão, deverá considerar-se que esta página já foi virada.

    Ma’at representa o equilíbrio, a harmonia do Universo primordial. Tal ideia de equilíbrio está personificada nessa deusa que retrata a justiça. Ma’at nos lembra que "o que fizermos aos outros, a nós será feito". Ela chega com sua pena da verdade para personificar a verdadeira  justiça. Você já foi injustiçado(a)? Tem usado sua integridade para com os outros? Tem  sido honesto(a), ou faz justiça com as próprias mãos? Tem mania de ficar julgando todo mundo? O julgamento é o fracasso da compreensão; além disso, qual o valor do seu julgamento aos olhos do Universo? Talvez seus padrões sejam tão rígidos que você ache impossível atendê-los e se sinta continuamente obrigado(a) a rebelar-se? Pois está na hora de você promover seu equilíbrio interior e interagir harmoniosamente com o Universo. A pena de Ma’at vem mostrar que o caminho da totalidade só será conseguido se você aceitar a verdadeira natureza da justiça que busca corrigir todos os erros ao dar as lições necessárias.

      Considerava-se Ma’at uma qualidade, não dos homens, mas do mundo, infundida neste pelos deuses no momento da Criação. Assim sendo, representava a vontade dos deuses. A pessoa se esforçava para agir de acordo com a vontade Divina porque essa era a única maneira de ficar em harmonia com os deuses e, portanto, com o Universo. Este Lei está ligada ao equilíbrio cósmico. O que está em equilíbrio flui com suavidade. O desequilíbrio, ao contrário, encontra dificuldades e obstáculos a serem vencidos; a vida parece difícil e exige esforço para vivê-la. Viver com um ritmo oito pode ser muito fácil, ou muito difícil.

     O desequilíbrio leva a julgamentos e críticas; gera culpas e autopunição; e produz sofrimento desnecessário. Por outro lado, vencer dificuldades e obstáculos fortalece o espírito e ensina lições que jamais serão esquecidas. No caminho evolutivo, vencer dificuldades, através de atos de superação, pode representar saltos significativos no nível de consciência.

bottom of page