top of page

Situações Governadas pla Lei XIX -  O Sol

As situações sob a influencia desta Lei estão ligadas a tudo o que envolve coletivos  sejam eles sociais, , profissionais ou egrégoras, a nossa participação neles ou a nossa contribuição para a sua existência e manutenção.

Cinco de Paus – Arcano 32 – Magnificência

 

Representação

Sobre um Plano Espiritual de cor branca, indicando a pureza, vê-se uma Cornucópia dupla sobre a qual pousa uma figura em forma de disco sobre o que poderia ser assemelhado a uma barca. a Cornucópia é um chifre que foi cortado por Zeus da cabra Amalteia e presenteado às Ninfas. Amalteia foi a cabra que amamentou Zeus quando aos cuidados das Ninfas. Ela é uma fonte inesgotável de comida e/ou riquezas e tornou-se um símbolo universal de fortuna e de abundância.

         A figura parece querer representar o potencial criador dos Deuses que chegavam em seus “barcos” de dentro dos quais saiam as mais inesperadas maravilhas.

    As duas mulheres representadas na figura aparecem com de tamanhos diferentes, o que pode sugerir algum tipo de desnível entre elas, possivelmente social – talvez a senhora e sua serva.

A serva aparentemente está falando e a senhora a ouve.  O negro da veste indica mistério, proteção e conhecimento oculto que, provavelmente, está sendo passado pela serva para a senhora atenta. Elas compartilham a mesma mesa, o que significa uma ascensão da serva a um nível superior, embora não faça parte dele. As duas aparentam ser pessoas com elevados níveis de consciência, o que se evidencia não apenas pelo seu relacionamento cordial, como pelo simbolismo das protuberâncias no alto de suas cabeças que nos hieróglifos egípcios costuma representar uma glândula pineal desenvolvida e ativa. No Plano Material, a perna de antílope representa fartura e realização material.

32.jpg

Planeta – Mercúrio – conhecimento e domínio das situações através das habilidades práticas. Sabedoria operativa.

Lei Contida – 19 (5+14) – O coletivo é o único campo de aplicação adequado para a mestria exercida com prazer – o bem estar da realização.

         O Arcano 32 fala de fartura em todos os níveis. A fartura de benesses e conhecimento disponíveis para aqueles que conseguem sintonizar-se com essas energias; a grande realização de conseguir usar o conhecimento de maneira objetiva e, finalmente, os resultados materiais que podem advir de todo esse processo.

         O Cinco de Paus nos mostra que o conhecimento e sabedoria podem ser encontrados nos mais diversos lugares e serem originados de quaisquer tipos de pessoas. Não é o status social ou a quantidade de títulos acadêmicos que irão estabelecer ou medir a sabedoria e o verdadeiro conhecimento. Quantas lições de vida recebemos das pessoas com as quais temos contato diário ou esporádico, sem que nunca as tenhamos colocado na posição de mestres?

         O símbolo da Cornucópia chama a nossa atenção para a inesgotável fonte de conhecimento que existe disponível no universo e que basta entrarmos em sintonia com ele para sermos beneficiados com auxílios que chegam de lugares não esperados: as coisas simplesmente acontecem. A prosperidade e o sucesso não têm, muitas vezes, explicação lógica. Qual o segredo da fama? Por que alguns a conseguem e outros na mesma situação, com o mesmo talento ou até mesmo superior, não a atingem?

         A sabedoria operativa proporcionada por Mercúrio talvez seja uma das respostas, mas é preciso não esquecer que o agente do conhecimento é um mero intermediário, um veículo para traze-lo para o coletivo, consciente de que não é o seu dono nem a sua origem. Compartilhar é palavra mágica, sem preconceitos ou presunção, pois se num momento estamos numa posição de mestres, mais adiante não passaremos de alunos. Somente essa pureza de sentimentos poderá nos levar a um estado de sintonia com o branco do plano espiritual.

         Costuma-se chamar a isso de “sorte”. Mas ninguém terá jamais essa sorte se não se dispuser a experimentar, a ter coragem de colocar em prática o seu potencial de mestria para que ele possa ser aceito e valorizado pelo coletivo. Aqueles que acham que nunca estão prontos para exercer a sua mestria não poderão usufruir a “sorte”. A ascensão a uma posição superior pode acontecer de várias maneiras, até mesmo através de um auxílio externo, mas para que isso aconteça a mestria deve ser demonstrada.

         A presença do Cinco de Paus pode apontar para um período de algum tipo de “fartura”, para um período de crescimento ou mesmo uma incursão num mundo que não é o seu – este é o caso de uma emergência social, onde a tradição não ampara o sucesso.  Pode apontar, ainda, para favores, relacionamentos com pessoas de níveis diferentes, social, financeiro, espiritual, ou qualquer outro, com benefício para ambos ou para um deles.

         É preciso, no entanto, que os beneficiados não se julguem especiais nem privilegiados. Arrogância e prepotência não se coadunam com a energia do plano espiritual de onde tudo emana. Esta possibilidade, no entanto, não deve acontecer no nível de Paus, um naipe de fogo, espiritual, como quer nos indicar a figura do Arcano quando representa seus personagens com níveis de consciência altamente desenvolvidos.

Arcano 52 - Rainha de Espadas –  A Premeditação.

 

Plano Espiritual – Sol do meio-dia que simboliza o poder de unicidade.

Plano Astral –.Uma mulher segura numa das mãos o aristocrático Lótus azul. Sobre a cabeça usa a tiara com a cabeça e as asas de abutre. a Deusa Abutre Nekhbet era a protetora dos Faraós desde quando ainda estavam nos ventres de suas mães reais. Os seios descobertos remetem ao alimento; ela carrega dentro de si o alimento que precisa para a vida.

Plano Físico – Os leões olhando em direções opostas eram conhecidos como os leões do Ontem e do Amanhã e Guardiões dos dois horizontes. Montavam guarda nos portões da Manhã e do Entardecer, no Leste e no Oeste, respectivamente. Simbolizam a divisão das forças.

Planeta - Netuno – Falta de uma visão clara da situação, amor idealista que sobrepõe tudo.

Lei – 19 (7+12) – Gosta do relacionamento social e do estímulo das outras pessoas. Líder que tem uma noção de responsabilidade social baseado no espírito da Lei e não na sua letra.

        Tem-se a impressão de que a Rainha de Espadas nunca foi criança. Psicologicamente, ela não tem mãe. Identificou-se desde cedo com o mundo masculino e sempre fez perguntas do tipo “como funciona?”.  A mitologia nos apresenta a Deusa grega Palas Atena que, literalmente, não tinha mãe, tendo surgido da cabeça de seu pai Zeus e era a sua filha predileta. Já nasceu adulta, nunca foi criança.

52.jpg

          É, em geral, uma mulher agressiva, confiante e dotada de mente aguçada.  O pensamento é a sua função dominante. É individualista e idealista, independente, com padrões mentais elevados e caráter exemplar. Vive na cabeça e pela cabeça, não se deixando envolver por quaisquer sentimentos. Analisa, planeja e pauta sua vida por realidades práticas bem ponderadas, não se deixando envolver por ilusões. Sua postura no Arcano, de pé e voltada para a esquerda (passado), indica que usa o conhecimento acumulado para planejar o futuro. Inteligente, fria, calculista, tem grande poder de realização; perseverante, não gosta de perder. Exige atenção e pode se tornar ciumenta, vingativa e maquiavélica para conseguir seus objetivos.

         Por não ser sentimental nem emotiva, seus relacionamentos com o sexo oposto, normalmente, não envolvem fortes paixões e comprometimentos emocionais profundos. Tende, ainda, a ter poucas amigas do mesmo sexo, a não ser que sejam mulheres ativas, pois é incapaz de compartilhar os sentimentos delas e concorda com a maioria das sanções impostas pelo patriarcado.

       A Rainha de Espadas é um arquétipo ao qual as mulheres precisam conseguir acesso, pois ele pode afastá-las de excessos emocionais, ajudando a imprimir moderação às suas vidas. É o arquétipo da mulher madura e independente que pode ter mais força do que o companheiro, principalmente se ele estiver vivendo um Rei de Paus ou de Copas. Ela é a eminência parda por trás do Rei, mulher que sustenta os homens bem sucedidos, ideal para os Reis de Ouros e de Espadas.

Quando não consegue integrar em si o(s) elemento(s) das demais Rainhas que tem contido(s) na sua sombra – o sentimento, a intuição ou a sensação – experimentará uma perda no seu potencial espiritual e filosófico, caindo num conflito entre idéias egocêntricas e ideais inspirados. Poderá se tornar uma pessoa intolerante, neurótica, com perspectivas estreitas e sarcástica, em vez de utilizar seus dotes mentais para distinguir o verdadeiro do falso.

Outra dimensão a ser considerada na subjetividade desta Rainha pode ser retratado pelo arquétipo de Kali, o aspecto devorador da Grande Mãe. Quando está desequilibrada pode reduzir os outros e a si mesma a frangalhos através de suas críticas e das impossíveis exigências de perfeição.

Sete de Ouros – Arcano 72 – Purificação

 

Representação

No Plano Espiritual, o Deus Rá, com a cabeça de um falcão, coroado pelo sol negro, ou sol da meia-noite, representando a sua viagem pelo mundo subterrâneo quando a sua barca (o disco solar) mergulhava no horizonte ao final do dia para “ressuscitar” na manhã seguinte.

No Plano Astral a figura de um iniciado, provavelmente o Faraó, em seu ritual de purificação na preparação para o encontro com a divindade na sua entrada naquele mundo simbolizada pela cruz ankh que carrega, chave para o reino da eternidade.

No Plano Físico, a figura do peixe está, por um lado, associada à barca de Rá na figura do peixe Cromis que a guiava a protegia no seu trajeto, alertando contra a ameaça da serpente Apópis, representação do odiado Deus Set. Por outro lado, o peixe vermelho contido num campo de cores amarelo e preto indica a facilidade de decomposição no plano físico e a necessidade de purificação freqüente.

Planeta – Marte – Força de iniciação e ultrapassagem dos obstáculos que impedem a purificação e o desenvolvimento.

Lei Contida – 19 (9+10) – Poder conquistado através do conhecimento e que pode e deve ser levado ao coletivo. Capacidade de formação de egrégoras. Necessidade de atenção devido à instabilidade do Poder, permanentemente ameaçado pela deterioração dos princípios que o originaram devido à mutabilidade da roda da vida.

72.jpg

      O Sete de Ouros é associado ao elemento terra e aos aspectos materiais da vida. Fiel ao tema principal do Arcano, a purificação, ele aponta uma grande aproximação com a natureza como agente de desintoxicação física. Esse “naturismo” refere-se, principalmente à necessidade de obedecer as Leis da Natureza, as únicas que podem ser consideradas permanentes. O conhecimento baseado na ciência é extremamente mutável e passa periodicamente por um processo de “deterioração” decorrente de “novas descobertas”. Até os próprios especialistas divergem, dentro da mesma época, em relação aos benefícios e danos causados pelas diversas práticas, desde os hábitos alimentares até o próprio modo de vida dos indivíduos.

         No naipe de ouros o foco está nos aspectos materiais da prática desse naturismo. A presença da Lei 19 neste Arcano cria a tendência à formação de grupos que professam as mesmas práticas, criando coletivos com interesses comuns que, dependendo da força desenvolvida, podem vir a constituir egrégoras poderosas, ancoradas em determinado conhecimento que lhe serve de base.

O Arcano sugere ainda que o trabalho desenvolvido visa uma preparação para o confronto com a eternidade, com o desconhecido existente depois da morte, depois que a barca de Rá desaparece no horizonte.

        A purificação também é fundamental para permitir uma adequada interação com os coletivos. Isto assume especial importância para as pessoas que lidam ou prestam auxílio médico ou terapêutico, que devem ter a preocupação de se purificarem para o contato com seus pacientes e ter a honestidade de não exercer o seu trabalho nas ocasiões em que não se sentirem em condições físicas, emocionais ou espirituais condizentes com as suas práticas.

        O Sete de Ouros aponta, portanto, para um período de purificação, baseado no contato com as Leis Naturais, que tem como principal motivação a adoção de valores que levem a uma preparação do corpo físico para uma abertura de consciência.

bottom of page