top of page

Situações Governadas pela Lei XXI

Este Lei imprime nas situações o objetivo de expansão ou crescimento de sua repercussão em qualquer sentido, tanto no sentido benéfico como no exagero desmedido de algumas ações ou consequências desencadeadas por sua influência.

Quatro de Paus – Arcano 33 – Aliança

 

Representação – A figura apresenta um casal real de mãos dadas. Suas vestes – sandálias, tornozeleiras, tiaras , amuletos, franjas e nós, indicam elevado grau de iniciação espiritual. Ambos portam a cruz ankh, símbolo da imortalidade, conhecida como a chave da vida.

No Plano Espiritual vemos o símbolo de Isis. Os textos mágicos referem-se a este amuleto, fivela, nó de Ísis, ou símbolo TET, como "o poder e a mágica do sangue de Ísis". Era um amuleto muito usado tanto no pescoço quanto como fivela, e conferia fertilidade, potência, saúde, vigor. Também era colocado na porta das casas, para trazer a proteção da Deusa, conferindo ainda sorte e felicidade, e o poder de curar doenças.

No Plano Físico, o triângulo voltado para baixo (triângulo involutivo), indica que a união deve dirigir suas energias para a criação na matéria, construindo uma estrutura de sustentação para a vida.

Cabe, também, notar a predominância da cor rosa tanto no plano espiritual como no plano material, indicando que tudo será feito baseado do amor e no entendimento.

Planeta – Vênus – Amor, atração, vitalidade afetiva, calor e sensualidade.

Lei Contida  - 21 (6+15) – a materialização num clima de harmonia, aumenta os resultados obtidos e facilita o relacionamento com o mundo exterior, indispensável para que eles sejam duradouros.

33.jpg

       O próprio nome do Arcano sugere a essência do seu conteúdo – a cooperação e a parceria necessárias para construção de qualquer estrutura. O que é realizado em conjunto ganha sinergia, potencializando os seus resultados, principalmente quando tudo é cercado por um clima de coerência, entendimento e amor. A união de pessoas com os mesmos objetivos, em especial com os mesmos objetivos espirituais, produz resultados surpreendentes em termos de criatividade e realização material. A harmonia atrai os fluidos positivos dos bons auspícios e da sorte, trazendo fortuna e felicidade. É a proteção simbolizada pelo nó de Ísis para aqueles que conseguirem se alinhar com as energias do Arcano.

         Este Arcano se aplica às mais variadas situações: encontro de aliados em um combate ou esforço, amigos sérios, colegas de estudo, casamento feliz, sociedades prósperas, parcerias. A junção de energias afins, qualquer que seja o campo de atividade considerado, nunca deve ser desprezado.

         Chama atenção na figura do Arcano a roupagem rebuscada dos seus personagens, vestimentas cerimoniais, o que pode sugerir uma situação de celebração. Esta possibilidade também nos alerta quanto ao perigo de dormir sobre os louros achando que a expansão será permanente. Observe-se que ela depende de a materialização continuar a ser alimentada com entusiasmo e paixão; a harmonia, sozinha, é incapaz de produzir esses resultados. O naipe é paus, elemento Fogo, alertando que a chama deve ser mantida acesa para que possa se expandir.

         De certa forma, este Arcano tem alguma ligação com a ideia de justiça, ou seja, o trabalho dedicado e harmonioso, sempre acabará sendo recompensado. Deixar apagar a chama pode levar à decadência uma situação estável e feliz. Celebrar, sim, mas sempre atento para que toda a energia não se volte para a celebração a nada reste para avivar e manter aceso o fogo do entusiasmo e da criatividade que asseguram o prosseguimento do processo.

         Portanto, ao nos depararmos com O Quatro de Paus devemos estar conscientes de que não devemos desprezar as possibilidades de parcerias que podem se apresentar, ao contrário, devemos olhar para elas com carinho, sabendo identificar as que realmente se afinam conosco, para poder tirar delas o melhor proveito através de um esforço conjunto em que todas as partes são, ao mesmo tempo, doadoras e recebedoras. A ajuda externa nunca deve ser sumariamente descartada. Este Arcano simboliza as melhores situações de parcerias e sociedades, lastradas em valores morais e espirituais, capazes de abrir caminhos seguros no Plano Material.

Arcano 53  Cavaleiro de Espadas   O Ressentimento.

 

Plano espiritual -.Inexistente

Plano Astral – Aparecem dois soldados lutando mostrando que o que está em pé está com a vitória assegurada

Plano Físico – Hieróglifo “next”, símbolo de “ser forte, mostrar força”. 

Planeta – Saturno – Sobre-esforço necessário para se vencer as dificuldades

Lei : 21 (8+13) – leva tudo a extremos mas não se aprofunda, ficando livre para mudar de opiniões e de posturas sem ter de ir contra convicções arraigadas.

 

         O Cavaleiro de Espadas é o arquétipo do cruzado, eternamente jovem, sempre buscando a destruir o mal. Um beligerante nato que está sempre alerta, pronto a entrar em combate e resolver tudo pelo confronto e pela competição. Costuma trazer um clima de animosidade para os ambientes.

        É o Arcano mais forte do naipe – entra para vencer em qualquer situação. Traz dentro de si o exagero que coloca nas suas disputas, que podem, muitas vezes, sair de controle. Nunca está satisfeito; quer sempre mais em função de ambições que só podem ser concretizadas através de um sobre-esforço que pode leva-lo a um excesso de trabalho.

53.jpg

         Transforma tudo em “ideal” e se envolve num mundo puramente mental, defendendo determinada idéia que esposa no momento mas, logo em seguida, muda de opinião e passa a assumir uma posição completamente diferente. Suas análises acabem, sendo superficiais. Não tem compromisso com as idéias que defende e freqüentemente perde a credibilidade em decorrência de suas constantes mudanças. Consegue reduzir quase tudo a uma irrealidade retirando das situações o seu conteúdo factual transformando tudo em abstrações mentais com pouca relação com a realidade. Trata-se de um esgrimista mental.

         Esta característica acaba lhe emprestando grande poder, porque não se prende a nenhuma estrutura de idéias e consegue buscar justificativas para suas idéias em qualquer lugar, sem qualquer reserva ou remorso. Nunca perde uma discussão. Seus dotes mentais aguçados devem ser empregados para a busca da verdade.

Na subjetividade é incapaz de enfrentar pessoas poderosas. Não consegue decidir em função de uma meta ou objetivo e pode permanecer em estado de confusão em relação às suas ambições.

bottom of page