Situações Regidas pela Lei III
Para enquadrar uma situação neste grupo é necessário identificar como se delineia a situação em relação aos aspectos principais manifestados pela Lei. A nobreza natural e reconhecida de quem transita num ambiente como se não pertencesse a ele, despertando respeito e admiração ou busca do restabelecimento da justiça, em casos extremos de vingança, em relação a uma posição ultrajada.
Três de Espadas – Arcano 62 – Proscrição (A volta por cima)
Representação
A figura mostra um Faraó brandindo o mangual instrumento que usa para remover os obstáculos do seu caminho. Ele está em movimento, voltado para o passado, provavelmente contra aqueles que então se opuseram a ele.
A própria figura penetra no plano espiritual azul com a sua coroa e com o mangual, denotando a frieza nas suas ações.
No plano físico o cetro real, indicando poder.
Planeta – Saturno – obstáculos e restrições a serem enfrentadas para retomar o poder perdido.
Lei Contida – 3 (8+22) – O poder e a estrutura. Encerramento de uma fase de lutas contra obstáculos. Restabelecimento da Justiça e submissão ao Poder verdadeiro daqueles que tramaram contra ele e provocaram a sua queda.
![62.jpg](https://static.wixstatic.com/media/e3ac4d_a8a3c8c9984f4eddb2065e30d69c240d~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_0,w_333,h_640/fill/w_213,h_407,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/62.jpg)
Este é o Arcano da volta por cima, após passar por um período desfavorável com a punição daqueles que provocaram a situação. O sabor do retorno. A força para enfrentar a fase difícil e dela sair vitorioso.
Representa ainda situações em que justiça é feita e a verdade aparece, desfazendo mal-entendidos ou falsas alegações, trazendo a pessoa de volta ao seu lugar de direito, o qual ela retoma com todo o seu poder e forças restabelecidos e reconhecidos.
As situações sugeridas pelo Três de Espadas são as que trazem uma recuperação de uma posição injustamente perdida, o que é bom; mas deve-se ter em mente que para isso, é necessário passar pela parte desagradável do processo – a perda do poder ou da imagem, o que normalmente gera sofrimento, revolta e emoções que devem ser controladas até chegar à frieza necessária para a retomada.
Ás de Espadas – Arcano 64 – Veemência
Representação
A representação do Ás de Espadas, talvez melhor do que em qualquer outro Ás, retrata com grande fidelidade a essência do naipe: competição, luta, vontade de vencer.
No plano espiritual pode-se identificar o animal símbolo do deus Set, considerado uma figura nefasta e representativa do mal. A natureza desse animal nunca foi completamente identificada, sendo que alguns historiadores levantam a possibilidade de que ele tenha sido prematuramente extinto, tal o ódio que despertava no povo, o que o tornou alvo de perseguição sistemática.
A cor laranja no plano espiritual demonstra um grande direcionamento e preocupação com as coisas materiais.
A presença do falcão no campo material, representação do deus Horus, simboliza a perspicácia e a retidão nas ações no mundo físico, o que pode nos levar a imaginar a presença de uma possibilidade de conflito do tipo certo-errado, meios–fins. A figura do guerreiro subjugando o inimigo, praticamente derrotado, destaca a busca da vitória que, no entanto, está vinculada a lutas em defesa de causas justas. Isto é o que pode ser depreendido em razão de o guerreiro ter a sua cabeça adornada por duas penas de avestruz, símbolos da deusa Ma’at, guardiã da justiça.
![64.jpg](https://static.wixstatic.com/media/e3ac4d_dd1a0619bc3e44bd8830d82f1f761e1b~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_3,w_330,h_633/fill/w_227,h_435,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/64.jpg)
Planeta – Sol – Força e destaque com predomínio do falcão, animal solar, cujas qualidades são exaltadas pelo planeta.
Lei Presente – 3 (1+2) – a Lei 3 – A Lei da Estrutura Primordial (Lei do Dono) indica uma capacidade de vislumbrar e aproveitar oportunidades, para o que é preciso saber usar a perspicácia criando coisas novas.
A presença do Ás de Espadas, como em todos os Ases, indica a possibilidade de ocorrência de situações típicas do naipe em questão, em que, neste caso, será necessário o uso de atributos como a razão, inteligência, justiça, perseverança, verdade, a clareza e a força mentais. Normalmente, no momento indicado, as pessoas são tocadas pelo chamado dessas energias e as situações em que elas precisam ser usadas começam a se configurar, oferecendo a oportunidade para que elas sejam utilizadas.
Um Ás de Espadas pode significar um desafio que vai testar você de alguma forma. É ilusório achar que a vida será sempre um mar de rosas; os obstáculos acabam aparecendo, cedo ou tarde, e a presença de um Ás de Espadas pode ser um bom indicador de quando isso irá acontecer. É preciso ter em mente, no entanto, que os desafios, quaisquer que sejam eles, deverão ser enfrentados com coragem, resolução e honestidade, pois em cada desafio existe sempre uma oportunidade.
Ao se deparar com situações de Espadas seja, antes de tudo, objetivo na sua análise, em especial aaquelas que parecem confusas ou injustas, pois nelas se encontra o maior potencial de conflitos e prepare-se para encará-las de forma consciente e objetiva.
Tome sempre muito cuidado para não descambar para a animosidade gratuita, pois no afã de suplantar os obstáculos e as dificuldades a qualquer custo, podemos nos deixar levar por um excesso de combatividade desnecessária.