top of page

O Papel do Meio Ambiente do Ser Humano   ( Parte I )

 

     Faz parte do processo da descoberta de nós mesmos conhecer o meio ambiente no qual estamos inseridos. Meio Ambiente não é apenas aquele proporcionado pela Natureza e que é hoje alvo de preocupação / interesse mundial. Uma ideia mais abrangente da sua verdadeira dimensão e com a qual precisamos nos acostumar é e de que o Meio Ambiente de um Sistema é constituído por todos os Sistemas e/ou fenômenos que, embora estejam fora do seu controle, afetam o seu desempenho, o seu comportamento ou, até mesmo, a sua existência.

    Apesar de a ideia de Ser Humano ter perdido o seu real conteúdo ao longo dos últimos séculos, ele, apesar de tudo, não pode ser excluído do domínio dos Sistemas, ou seja, um conjunto de elementos definidos, criados ou reunidos para um Propósito específico.

      É aqui que a porca torce o rabo... Qual o propósito do Ser Humano? Como e onde encontrá-lo?   O caminho passa pelo Meio Ambiente.

      Vamos começar apontando duas características fundamentais do nosso Meio Ambiente:

  1. O Meio Ambiente não é comandado pelas decisões oriundas do Sistema. Este último só consegue decidir sobre seus próprios Processos.

  2. É no Meio Ambiente que é feita a avaliação do produto de um Sistema. O Meio Ambiente é o “consumidor” exigente que irá valorizar o produto oferecido e garantir, através da sua retribuição, a sobrevivência do Sistema.

 

     Os Sistemas devem oferecer ao seu Meio Ambiente um “produto” que promova a satisfação de uma necessidade, um benefício ou um resultado qualquer. Se esta condição não for satisfeita, fica ameaçada a própria sobrevivência do Sistema. O próprio universo se encarrega da extinção do Sistema caso ele seja avaliado como inútil. Qualquer produto para ser “consumido” precisa satisfazer uma necessidade. Esta “Lei” vale para tudo. Até um personagem de novela pode morrer ou sair de cena providencialmente se não estiver agradando aos fãs. Qualquer produto sem mercado acaba desaparecendo.

     Onde está o consumidor? No Meio Ambiente. Onde deve ser buscado o Propósito? No meio Ambiente. Um exemplo simples é o do laboratório de análises clínicas cujo propósito não é produzir resultados precisos (sistema) e sim contribuir para o diagnóstico do médico (meio ambiente). No dia em que os diagnósticos forem feitos com um tricorder do star trek, esses laboratórios estarão “mortos”.

     Assim, quando alguém enche a boca para dizer que o seu Propósito na vida é melhorar como Ser Humano, tornar-se mais compreensivo, mais paciente ou mais participativo está apenas estabelecendo metas inteiramente dentro de sua alçada, com tarefas autoimpostas que pretende cumprir para obter um efeito em si próprio. Quem ou o que no Meio Ambiente vai se beneficiar disso? Deixo, por enquanto, esta resposta para ser encontrada pelos meus caros leitores junto com esta bela reflexão que tem tudo a ver,

    O segredo não é correr atrás das borboletas...

É cuidar do jardim para que elas venham até você.

                                                         Mario Quintana

bottom of page