top of page
Ponto 5.jpg

O PONTO 5 DO ENEAGRAMA – TRAÇO PRINCIPAL

      O Ponto 5 do Eneagrama tem algumas características que estão resumidas na figura acima e serão detalhadas ao longo deste trabalho.

        Como pode ser observado, o Ponto 5 é o primeiro Ponto na sequência temporal no lado oculto do Eneagrama (à esquerda da linha tracejada que divide a Figura). Esta  sequência temporal se desenvolve na ordem dos números, sobre a circunferência do Eneagrama que separa o Cosmos atemporal do interior do Circulo do mundo exterior temporal, e representa a cada salto um período da 10 (dez) anos de vida. Todas as Leis estão presente nos diversos Pontos, independente do período que estivermos vivendo, mas manifestar-se-ão com mais intensidade ao serem atingidos os períodos correspondentes a elas. As características impressas sobre o indivíduo pelas Leis dos Pontos do lado oculto não são perceptíveis do lado de fora, a não ser por um observador atento e com apurado grau de sensibilidade ou treinamento.

     No exemplo didático do funcionamento da cozinha, neste Ponto ocorre o cozimento dos alimentos, significando que a partir daí os insumos não podem mais reverter à sua forma original crua para serem utilizados em outra refeição.  No processo humano isso acontece quando entramos, participamos e saímos de um processo seja ele próprio ou de terceiros, porque podemos iniciar um processo de nossa iniciativa ou escolher embarcar num processo alheio.

     Embora os motivos que nos levam a isso possam estar ocultos, e em geral estão mesmo, as consequências ou resultados serão perceptíveis do lado de fora. É isso que dá início à irreversibilidade. Como eu entrei ou saí do processo? Fui hesitante? Afoito? Prudente? Entrei com o pé na porta, ou suavemente? Como me comportei nele? Como saí dele?

      Essas impressões, que transparecerão para o lado aparente passam a fazer parte da avaliação que irão fazer de mim a partir desse evento. Este Ponto é denominado de Traço Principal e vai refletir a avaliação do meio ambiente sobre o meu comportamento e esses estereótipos serão muito difíceis de reverter. Fulano é indeciso! Sicrano é Grosso! Beltrano é carreirista! Aquele outro é medroso! E assim por diante.

      O Ponto 5 é afetado diretamente pelos Pontos 8 e 7 – a essência do Ser e os Valores acumulados. No nosso estado atual em que o Ser está soterrado pelo monte de entulhos, quem vai afetar essa decisão será principalmente o Ego através do Shut, pois o Ser terá pouca ou nenhuma contribuição a dar.  O grande perigo disso é que, no caso de decisões equivocadas, não acrescentaremos nenhuma memória ou valor que que possa ser incorporado pela Alma e contribua para aproximá-la do Ser. A preparação ou construção da Alma para a eternidade fica prejudicada.

     É importante então perceber que a construção da Alma passa pela consolidação do Traço Principal. Como a Alma é inacessível o nosso principal esforço numa vida é o de construir um traço principal que contribua para aproximar a alma do Ser – a semelhança da imagem – e , portanto, fidelizá-la, – tornando-a nossa definitivamente.

      Por isso, costuma-se dizer que o Ponto 5 do Eneagrama define a nossa tarefa nesta vida, ou os desafios que temos de enfrentar para atingir nossos objetivos – o  que estamos aqui para fazer.

Observe-se que na caixa de texto inferior da Figura estão apontadas situações de vida ditas obrigatórias. A finalidade dessa imposição parece ser uma “ajuda” do universo para a construção de um Traço Principal que contribua para a Alma. No entanto, nada garante que estas situações serão percebidas e reconhecidas como parte do caminho; tudo vai depender do grau de atenção do indivíduo.

        Na realidade, todas as situações que aparecem nos diversos pontos do Eneagrama devem ser buscadas, talvez de forma não tão crítica, mas também importantes, como já foi salientado no artigo "Se fosse uma cobra, me mordia", que pode ser encontrado também neste Site. 

       Se a utilização da Lei deste Ponto 5 não proporcionar o encontro de um caminho que nos satisfaça, surgirão então os questionamentos existenciais, transferindo para o próprio Ponto do Eneagrama a subjetividade que até então poderia ser apenas periférica, concentrada na Lei que o ocupa. A analogia que pode ser feita e a da transferência de uma doença do corpo energético para o corpo físico, tornando a sua reversão muito mais complicada.

bottom of page