ROTEIRO DE AUTO-OBSERVAÇÃO
Este roteiro tem por finalidade facilitar o esforço de auto-observação e a identificação das Leis Universais existentes em cada um e que, mais provavelmente, influenciam o seu comportamento, atitudes e reações. este Roteiro é especialmente útil para aqueles que não querem utilizar o Tarô com caminho para a abertura dos seus Eneagramas, caso em que devem estar atentos para os riscos apontados no artigo sobre o uso do Tarô no Eneagrama, quando optamos pela opção de um Roteiro como este.
COMO UTILIZAR O ROTEIRO
FASE I – IDENTIFICAÇÃO DAS LEIS QUE NOS AFETAM
Procure identificar, objetivamente, através das características da Leis nas paginas posteriores, como as posturas apontadas em cada Lei se manifestam, ou não, em você. Algumas delas trazem exemplos, para melhor tipificar sua ação, outras mais evidentes apresentam apenas a sua descrição.
Para registrar os resultados, você pode utilizar, por exemplo, três níveis de enquadramento para classificar a ocorrência em você das características apontadas:
10 pontos para “acontece comigo o tempo todo”,
5 pontos para “acontece comigo com alguma frequência”,
1 ponto para “quase nunca acontece comigo”
Ao termino da avaliação, faça a média dos pontos que atribuiu a cada característica e deixe registrado na folha correspondente.
Procure fazer suas anotações a lápis para poder reavaliá-las e, se necessário, alterá-las à medida que for percebendo mais claramente as suas mecanicidades.
Utilize o espaço em branco, ou o verso da página, para fazer as anotações ou comentários que julgue relevantes e que possam auxiliá-lo/a no prosseguimento do trabalho sobre si mesmo.
FASE II – POSICIONAMENTO DAS LEIS NO ENEAGRAMA
Para melhor utilizar o roteiro é aconselhável que as características ali descritas sejam avaliadas através de uma série de perguntas, como as abaixo apresentadas, além das que levaram à atribuição da pontuação acima. Utilize as nove Leis com maior média de pontos atribuídos e procure localiza-las nos pontos do Eneagrama utilizando o roteiro abaixo. Para tanto, basta identificar a característica desejada no roteiro das Leis, para depois posiciona-la adequadamente no Eneagrama.
Ponto 1 – Ego - Personalidade
Características que reconheço em mim e das quais me orgulho e que considero uma vantagem a ser explorada, ou que me desagradam e procuro evitar sem sucesso. Aspectos que fazem parte e/ou movimentam os meus processos e dos quais não posso, ou não consigo abrir mão, seja consciente ou mecanicamente.
Ponto 2 – Posicionamento nos Coletivos – Relação com o meu Meio Ambiente
Características que são percebidas em mim por terceiros no meu relacionamento social e profissional (exemplos: autoritarismo, educação, dispersão, liderança etc.)
Ponto 3 – Vida Material – Realização material e profissional.
Características que utilizo ou que facilitam a minha ascensão material e/ou profissional e a escolha dos caminhos a serem seguidos (exemplos: carreirismo, conhecimento, sorte, intuição, foco etc.)
Ponto 4 – Reação Instantânea
Reações, posturas, atitudes ou movimentos causados por características minhas ao me deparar pela primeira vez com uma determinada situação, relacionamento ou processo que me afete de alguma forma, seja materialmente ou emocionalmente (exemplos: indiferença, preocupação, desconfiança, revolta, etc.)
Ponto 5 – Traço Principal – Entrada e Saída de Processos
Característica que me define e que em geral não pode ser é percebida por terceiros à primeira vista, embora eu sempre a utilize consciente ou inconscientemente para orientar a maneira pela qual entro ou saio de um processo, seja ele meu ou de terceiros (exemplos: adaptação, desconfiança, dúvida, busca de controle, doação etc.)
Ponto 6 – Vocação – Motivação e Emoções
Principais motivações ou emoções, não percebidas imediatamente por terceiros, que movem os meus movimentos e as minhas buscas na vida. Podem ser conscientes ou inconscientes, mas estão sempre presentes quando nos aprofundamos nelas (exemplos: poder, doação, conhecimento, prazer, mistério, liberdade etc.)
Ponto 7 – Princípios e Valores
Normas e regras que utilizo no meu relacionamento com o Meio Ambiente social e profissional e das quais não abro mão. Princípios que prezo e valorizo a ponto de nortear minha vida por eles
(exemplos: disciplina, poder, hierarquia, justiça, prazer etc.)
Ponto 8 – O Ser – Traumas, Mágoas e Rancores
O verdadeiro Ser, ou seja, o EU real não pode ser percebido pelas pessoas comuns, apenas por alguns poucos privilegiados de elevado grau de evolução. Por isso, a identificação da Lei que o afeta precisa ser buscada através de seus aspectos negativos, que são os que conseguimos sentir.
Assim sendo, a identificação daquilo que nos incomoda, faz sofrer ou gera emoções negativas que tiram a nossa paz e prejudicam nosso equilíbrio é o caminho a ser buscado para a sua neutralização. É bom frisar que essas emoções podem ser desencadeadas por atos nossos ou por ações de terceiros que nos desagradam.
(Exemplos: Falta de reconhecimento, raiva, inação, preguiça, arrependimento, culpa, egoísmo, grosseria, frustrações, indisciplina, injustiça etc.)
Ponto 9 – Ligação com o Inconsciente – Intuição, Inspiração.
Características presentes nos meus momentos de novas ideias, insights, intuições, incluindo os momentos, locais e circunstâncias em que ocorrem. O inconsciente acumula uma série de informações que já possuímos, mas que por não estarem devidamente concatenadas não afloram na luz da nossa consciência. Uma “ficha que cai” é consequência da chegada de mais uma informação que promove a conexão e permite o acesso ao que classificamos de uma “ideia”.
(exemplos: As ideias, não importa a sua natureza, podem acontecer em várias ocasiões, tais como: no banho, quando estou me exercitando na academia, à noite quando admiro as estrelas, em processo meditativo, quando faço minhas orações etc.)
Para ter acesso às características de cada Lei basta clicar na Lei desejada, usando os botões apresentados abaixo. Sugere-se, no entanto, que a página encontrada seja impressa para permitir um trabalho mais cuidadoso que permita seleciona-las adequadamente e posiciona-las nos pontos correspondentes, de acordo com as instruções acima detalhadas.
CARACTERÍSTICAS DAS LEIS